SolidWorks – Moldes e Matrizes

Neste capítulo inicial de nosso trabalho, trataremos da abertura dos arquivos que serão trabalhados no SolidWorks na execução de moldes. Primeiramente, devemos ter a seguinte idéia: nem sempre as peças para as quais construiremos um molde são modeladas no SolidWorks. Existem casos em que empresas desenvolvem o seu produto que será fabricado e terceirizam o desenvolvimento do processo da fundição ou injeção. Este curso tem por objetivo atender ao responsável pelo desenvolvimento da tecnologia da injeção.

MoldFlow Express
Antes de iniciarmos o modelamento das cavidades do molde, é necessária a determinação de um ponto de injeção de material, mas essa escolha exige uma série de cuidados, como escolha do material a ser injetado, materiais do porta-molde, composição do sistema de refrigeração, etc.
Uma opção equivocada poderá acarretar em prejuízos como o desperdício de materiais na criação do portamolde, material desperdiçado na injeção, horas de produção e projeto jogadas fora. Como forma de apoiar os seus usuários em um projeto seguro de moldes, a SolidWorks passou a incluir em todas as categorias do SolidWorks o MoldFlowXpress.

Limitações
Exercício – MoldFlowXpress – MFX Card Holder
Exercício – MoldFlowXpress – Pen Drive
Exercício – MoldFlowXpress – Funil

Separação de cavidades
Com o passar do tempo e a popularização do SolidWorks, notou-se a necessidade de desenvolvimento de certas rotinas pela equipe de desenvolvimento do produto. Cada grupo de novas funcionalidades possui nichos de mercado ou profissionais como alvo a exemplificar: desenvolvedores de máquinas (chapas metálicas, estruturas metálicas e soldas), designers (modelamento de superfícies complexas, PhotoWorks), revisores de projetos (Design Checker), etc.
Outra área, que não foi citada acima, seria a de desenvolvimento de moldes e matrizes. Há uma série de comandos disponíveis para este fim, mas principalmente focando no desenvolvimento da separação das
cavidades. Abaixo segue uma lista de alguns comandos disponíveis para este fim.

Porta-Molde
Não existem técnicas de modelamento ou comandos específicos para o porta-molde, mas neste curso
trabalharemos na criação de uma série de peças e no gerenciamento de um projeto. Segue abaixo o desenho de um porta-molde e em seguida estão detalhadas as suas peças

Biblioteca de componentes
Um ponto muito claro da maturidade no trabalho do SolidWorks é o trabalho com configuração de produtos. Se possuímos um componente com uma geometria única, mas com vários tamanhos, por que seria necessária a criação de vários arquivos?
Verifique abaixo como a Polimold detalha os seus componentes em seu catálogo.

DOWNLOAD

Hidden content: ******, you can view after buying!

Price:  CADCoin

You need first!

If you have any questions, please feel free to EMail me: admin@cadfamily.com

You Might Also Like
Leave a Reply